Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp




Como limpar corretamente a bancada de granito da cozinha

O granito é muito utilizado para as bancadas da cozinha e do banheiro. Mesmo que seja uma pedra naturalmente brilhante e fácil de se manter limpa, além de ser mais resistente que o mármore em si, a bancada de granito exige também alguns cuidados essenciais para evitar que ela se danifique ou fique manchada.

Se você tem uma pia ou uma bancada de granito em casa e deseja aprender a limpá-la e conservá-la corretamente por mais tempo, confira a seguir dicas e truques infalíveis!

Dicas e cuidados para manter o granito sempre limpo e conservado

  1. Cuidados para conservar a bancada e a pia de granito

O primeiro cuidado é selar a peça anualmente, principalmente em sua superfície. Dessa forma você estará garantindo que o granito permaneça impermeável e não absorva os líquidos que se derramem sobre ele.

Não utilize produtos químicos abrasivos, como limpadores com ingredientes ácidos, como o vinagre, por exemplo. Esses produtos podem acabar deixando manchas e riscos sobre a peça. Refrigerantes, vinagre e suco de limão jamais deverão ter qualquer tipo de contato com a bancada e caso caiam sobre ela deverão rapidamente ser retirados para impedir que acabem marcando o material.

Qualquer coisa que acabar sendo derramada na bancada deve ser retirada o mais rápido possível, pois você estará garantindo assim que sua bancada fique livre de manchas. Uma outra dica é nunca utilizar a bancada como tábua para corte, pois isso pode acabar também danificando sua bancada.

Como limpar corretamente a bancada de granito?

Para a limpeza adequada da bancada de granito, prepare uma solução com algumas gotas de detergente suave em água morna. Feito isso, passe a solução no granito utilizando uma esponja ou um pano macio, enxaguando em seguida e secando com uma toalha de papel ou pano.

Para a segunda parte da limpeza, misture uma parte de álcool isopropil (70%) com três de água em uma garrafa borrifadora. Essa solução deverá ser borrifada na bancada com uma toalha de papel ou um pano macio para secar.

Como remover manchas na bancada de granito?

Mancha de gordura: Para a remoção adequada das manchas de gordura, como manchas de óleo de cozinha e leite, por exemplo, você deve começar removendo a sujeira com auxílio de um detergente. EM seguida, basta criar uma pasta de bicarbonato de sódio com gotas de água para passar em cima da mancha.

Você também pode criar uma pasta com um copo de farinha, bicarbonato de sódio e 5 colheres de sopa de detergente. Feito isso, acrescente água até que se forme uma pasta com a consistência igual a de um iogurte. Coloque essa pasta sobre a mancha e cubra com um plástico, deixando de um dia para o outro. Após isso, retire a pasta com auxílio de água.

Mancha de matéria orgânica: Manchas de frutas, café, chá, alimentos e papel podem acabar causando manchas marrom rosado na pedra. Utilize nessa mancha uma solução de água oxigenada para remoção adequada.

 

 

 

Comente abaixo!

Comente abaixo!



Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp




VEJA ESSE CONTEÚDO ESCOLHIDO PARA VOCÊ: