Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp




Como conservar e limpar móveis de madeira

A madeira costuma ser bastante utilizada na decoração, principalmente porque conta com alta durabilidade e é fácil combinar com os demais itens da casa. De forma geral, a madeira costuma ser utilizada como piso, em forma de taco, tábuas naturais, material laminado e até mesmo em portas e batentes.

A madeira passa uma sensação agradável e de aconchego aos ambientes e precisa de cuidados especiais para se manter sempre nova e bonita. Por essa razão, a limpeza adequada e com os produtos corretos é essencial. Confira a seguir dicas de limpeza para os móveis e pisos de madeira da casa e aprenda também como conservar esses itens!

Dicas

  1. Piso

Produtos como o álcool, querosene e demais solventes não devem ser utilizados para limpeza dos pisos de madeira, pois são capazes de danificar o material e o verniz do acabamento. A melhor forma de realizar a limpeza adequada dos pisos e carpetes de madeira é utilizando o aspirador de pó, a vassoura de pelos e um pano seco.

Evite molhar o piso de madeira, a água com o tempo pode fazer com que o piso de madeira adquira um aspecto de desgastado. Portanto, uma excelente alternativa de limpeza para o piso de madeira é o uso de um pano úmido bem torcido e embebido em água com duas gotas de detergente neutro ou de produtos que sejam à base de amoníaco, sempre com uma medida de três colheres para cada litro de água.

  1. Portas e batentes

Para essa limpeza você precisará apenas de uma flanela seca ou uma escova de pelos. Nas portas, a limpeza deve ser realizada com um peno levemente umedecido, jamais encharcado. Feito isso, basta passar a flanela seca para retirar todo excesso de umidade. Não utilize qualquer tipo de produto ácido ou a base de amoníaco para não estragar a madeira.

  1. Móveis

Os móveis de madeira devem ser limpos de acordo com sua superfície. Caso ela seja encerada, pintada ou envernizada. A superfície pintada é mais fácil de se perceber, mas é preciso identificar a superfície para então limpa-la.

A superfície de madeira encerada costuma ter um brilho suave, o que exige apenas uma aplicação de vez em quando de lustra-móveis para estarem sempre bonitas. Não aplique cera em um móvel encerado, pois o produto pode acabar entupindo os poros da madeira, causando o ressecamento e tornando ela então quebradiça.

As manchas brancas nos móveis encerados, como as deixadas por copos molhados podem ser removidas com bicarbonato de sódio e óleo, como azeite de oliva, vaselina e até mesmo óleo de cozinha.

O cuidado com os móveis de madeira pode começar desde uma simples passada de aspirador de pó para remoção da sujeira até uma simples esponja para remoção das manchas e das marcas de dedos. Caso seja necessário usar a cera, use-a apenas uma vez ao ano, pois ela pode acabar danificando a cor da madeira, fazendo assim com que seu móvel perca toda sua essência real.

Móveis envernizados possuem um acabamento em verniz, laca ou cera. Nesse caso, qualquer tipo de lustra móveis é capaz de realizar uma limpeza rápida, basta procurar por um produto que tenha a qualidade adequada no mercado.

 

Comente abaixo!

Comente abaixo!



Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp




VEJA ESSE CONTEÚDO ESCOLHIDO PARA VOCÊ: