Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp




Aprenda receitas para preparar seu próprio molho de tomate!

O molho de tomate tornou-se um tempero versátil e muito popular na hora de preparar diversos pratos. O molho de tomate é facilmente encontrado em todos os supermercados, mas nada se compara ao sabor maravilhoso de um molho de tomate fresquinho e preparado em casa.

Esse molho preparado em casa pode ser preparado apenas com o vegetal e pouquíssimos temperos para acompanhar, ou ser acompanhado de alguns legumes, mas é uma excelente receita para deixar o sabor de qualquer prato ainda melhor.

Existem diversas receitas que são práticas e rápidas de se preparar, fazendo com que esse molho seja utilizado como acompanhamento em carnes, massas e legumes. Confira a seguir as mais saborosas receitas de molho tomate caseiro.

Molhos de tomate caseiros

  1. Molho de tomate fácil

Ingredientes

  • 6 tomates bem maduros
  • 1 cebola média bem picadinha
  • 2 dentes de alho espremidos
  • 1/2 folha de louro
  • 1/4 de xícara (de chá) de azeite de oliva extra virgem
  • + – 1 litro de água quente

Preparo

Corte um X na parte de cima de cada tomate, tomando o cuidado de só cortar a casca. Leve uma panela com água para ferver. Quando a água começar a ferver coloque os tomates dentro dela e quando a água voltar a ferver, conte 2 a 3 minutos e retire os tomates. Coloque os tomates imediatamente em um recipiente de água com gelo, isto ajudará a casca a se desprender. Depois retire a pele do tomate, basta puxar que solta com facilidade, corte ao meio e retire as sementes, neste momento não precisa lavar os tomates, senão você vai retirar uma parte do sabor deles. Pique os tomates bem miudinho e reserve.

Em uma panela aqueça o azeite e frite o alho, depois acrescente a cebola e deixe dourar. Misture os tomates picados e a folha de louro, deixe refogar um pouco. Acrescente o litro de água quente, mexendo bem. Você vai deixar o molho cozinhar por 1 hora, se for secando, vá acrescentando mais água quente, mas tem que deixar 1 hora no fogo. Mexa de vez em quando. Acrescente o sal quando estiver quase pronto. O fogo deve estar baixo. Depois de 1 hora estará pronto.

 

 

  1. Molho de tomate natural

Ingredientes

  • 1 kg de tomates (Carmen, Caqui, Italiano…)
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 ramo de tomilho fresco
  • 1 ramo de manjericão fresco

Preparo

Deixe os tomates de molho em água filtrada com 2 gotinhas de hidrosteril. Já que vamos fazer esse molho com casca e tudo, é importante que os tomates estejam higienizados, prontos para consumir. Feito isso, retire o miolhinho e corte grosseiramente, caso curta o molho pedaçudo. Não despreze as sementes pois elas também vão para o molho. Reserve.

Leve a panela para o fogo (médio) e deixe esquentar. Acrescente o azeite e em seguida a cebola, vigiando para não queimar. Acrescente o tomilho e o alho picado. Quando a cebola estiver levemente murcha, acrescente o tomate e 1 colher de chá de sal (vai ajudar o tomate a soltar mais água). Reduza o fogo para baixo e tampe a panela (queremos manter o calor cozinhando o molho). Passados 10 minutos, seu tomate vai ter soltado bastante água. Dependendo do tomate, pode ser que haja mais/menos caldo – caso não esteja mais pra líquido, acrescente um pouco de água filtrada para deixar a seu gosto. Prove e corrija o sal se necessário.  Após mais ou menos 15 – 20 minutos, o molho estará praticamente pronto. Apague o fogo e acrescente folhinhas de manjericão fresco para finalizar.

Comente abaixo!

Comente abaixo!



Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp




VEJA ESSE CONTEÚDO ESCOLHIDO PARA VOCÊ: