Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp




Aprenda a tirar o excesso de sal dos alimentos

Muitas pessoas enfrentam diversos problemas quando estão na cozinha. E muitos desses problemas são causados pelo sal, seja em uma comida que sem querer ficou com sal demais, ou seja no ingrediente que exige que o excesso de sal seja retirado antes do consumo.

Para facilitar a retirada do excesso de sal e ajudar com os problemas na cozinha, confira a seguir algumas dicas simples e fáceis de técnicas para eliminar ou reduzir o sal dos alimentos.

Como retirar o sal dos alimentos?

  1. Utilizando água quente

A carne seca e o charque vem com excesso de sal e disso todos já sabemos. Dessa forma, fica necessário realizar o processo de retirada do sal antes de utilizar e consumir esses alimentos. Por essa razão, confira a seguir uma excelente técnica para tirar o sal da água de forma prática:

  • Limpe e corte a carne seca ou o charque no tamanho que desejar;
  • Coloque a carne em uma panela e a cubra com água por 10 minutos;
  • Jogue a água fora e repita o processo por mais duas vezes.

Feito isso basta cozinhar a carne normalmente, o que pode ser feito na pressão para deixa-la mais macia ou do jeito que preferir.

  1. Com água gelada

Receitas que levam bacalhau por exemplo fazem as pessoas pensarem logo como será realizado o processo de desalgação da carne. Para isso, confira uma técnica com água gelada:

  • Coloque uma vasilha com água na geladeira e espere até que gele;
  • Coloque pedras de gelo na água gelada e então coloque o bacalhau de molho nela;
  • Deixe dentro da geladeira pro aproximadamente 4 horas e repita o processo;
  • Lembre-se de trocar o bacalhau de vasilha com água gelada e gelo e não apenas trocar a água da vasilha onde o bacalhau está.

Repita o processo a cada 4 horas reduzindo as postas e a cada 8 horas com postas maiores até que o bacalhau dessalgue. Esse processo todo pode levar até 72 horas, dependendo da altura e do corte das postas de bacalhau.

  1. Com água corrente

É comum exagerarmos no sal com algumas comidas, até mesmo com o macarrão que acaba cozinhando com excesso de sal e só conseguimos perceber na hora que ele da ponto. A solução para esse acidente é bem mais simples do que você imagina, e você sequer precisará cozinhar outro macarrão. Confira:

  • Coloque o macarrão em água fria e corrente.

Simples assim! E sabe porque é tão fácil? É Simples, o sódio não penetra em massa fina, ele costuma permanecer na cama externa, facilitando a eliminação do sal apenas com uma simples lavada.

  1. Com sal

Pode até ser incomum sugerir que o sal do alimento seja retirado utilizando sal, mas é que na verdade o processo físico da osmose, onde a água com sal faz com que a umidade do alimento saia, acaba fazendo com que ele fique com excesso de sal. Confira o que fazer:

  • Por cerca de 10 minutos, mantenha o alimento em uma vasilha e deixe-o embaixo de água corrente;
  • Escorra o líquido e coloque a carna em uma panela com água até cobri-lo;
  • Coloque 3 colheres de sopa de sal para cada 1kg do alimento e leve a panela a fogo médio até que uma espuma surja;
  • Feito isso, espere mais um minuto e então jogue a água fora, lavando a carne em seguida para remoção da espuma.

Comente abaixo!

Comente abaixo!



Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp




VEJA ESSE CONTEÚDO ESCOLHIDO PARA VOCÊ: