Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp




Acabe com as dores musculares com essas dicas caseiras

As dores musculares também são conhecidas como mialgia, essas dores afetam os músculos podendo surgir em qualquer local do corpo como no pescoço, as costas ou até mesmo no peito.

São vários os métodos e receitas caseiras para o alívio das dores musculares, sendo esses:

  1. Colocar gelo na região

Uma das melhores formas de aliviar as dores musculares é utilizando gelo, que tem um efeito analgésico, ajudando na redução do inchaço e no alongamento dos músculos. Para aliviar as dores, basta realizar uma compressa de gelo tendo cuidado para não queimar a pele, em um período de 15 a 20 minutos.

  1. Frio e calor

Nas primeiras horas de dor, recomenda-se que a compressa de gelo seja aplicada por 20 minutos de 3 a 4 vezes por dia, mas, após isso, é preciso alternar com a aplicação de compressas quentes.

  1. Colocar compressas de água quente

As compressas de sal quente são um excelente remédio caseiro, pois reduzem a dor e estimulam a circulação, fazendo com que o processo de recuperação muscular seja bastante acelerado.

Ingredientes:

  • 500g de sal
  • Meia de tecido grosso

Preparo:

Aqueça o sal em uma frigideira por 4 minutos e coloque-o em uma meia limpa de tecido grosso, de forma que fique mole. Em seguida aplique a compressa sobre a região dolorida e deixe agir por 30 minutos. Repita o processo 2 vezes ao dia.

  1. Massagem com óleos essenciais

Massagens regulares com óleos essenciais são capazes de reduzir as dores musculares. Esses óleos são compostos de Alecrim e Hortelã-Pimenta, que estimulam a circulação e o óleo de Erva-de-São-João possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Aprenda a preparar o óleo para a massagem:

Ingredientes:

  • 15 gotas de óleo essencial de Alecrim
  • 5 gotas de óleo essencial de Hortelã-Pimenta
  • 5 gotas de óleo essencial de Erva-de-São-João
  • 1 colher de sopa de óleo de amêndoas

Preparo:

Misture os óleos em um vidro escuro. Agite bem e o use para massagear os músculos até que a dor desapareça.

  1. Descansar bastante e fazer alongamentos

Caso as dores musculares tenham sido causadas por uma lesão muscular, é importante que a região afetada fique em repouso após o incidente. Mas, quando a dor inicial e os inchaços reduzirem, é necessário alongar a região de forma suave, com movimentos que evitem a rigidez progressiva. Esses alongamentos ajudam na estimulação da circulação, evitando assim o surgimento de cicatrizes.

  1. Chá de ervas

O chá de valeriana, gengibre, salgueiro-branco, filipêndula ou garra do diabo são excelentes para o alivio das dores musculares, pois possuem propriedades sedativas, anti-inflamatórias e antirreumáticas. O salgueiro-branco contém em sua composição a salicina, uma molécula semelhante ao ácido acetilsalicílico, uma substância presente na aspira e responsável pela redução das dores e da inflamação.

Para preparação do chá, siga a seguinte receita:

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de extrato de valeriana
  • 1 colher de sopa de extrato de casca de salgueiro-branco
  • 1 colher de sobremesa de extrato de gengibre

Preparo:

Misture os extratos e guarde em um frasco escuro. Tome de meia a uma colher de chá diluída em 60ml de água morna 4 vezes ao dia.

Comente abaixo!

Comente abaixo!



Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp




VEJA ESSE CONTEÚDO ESCOLHIDO PARA VOCÊ: