Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp




Aprenda a curar o rouquidão em casa

Existe uma ampla variedade de receitas de remédios caseiros para ajudar na cura da rouquidão, pois essa é uma situação que pode não ser grave e desparecer com o tempo apenas com repouso da voz e a hidratação da garganta.

Confira a seguir dicas para curar a rouquidão em casa.

O que pode causar a rouquidão?

A rouquidão pode ser causada por diversas razões, as mais conhecidas são o mau uso da voz, gripes, resfriados e acumulo de catarro. Além dessas causas, a rouquidão também pode ser causada por:

  • Alterações hormonais, como as da adolescência;
  • Refluxo gastroesofágico que causa lesão na laringe;
  • Alergias respiratórias;
  • Tosse seca e persistente;
  • Hipotiereoidismo;
  • Estresse e ansiedade;
  • Mal de Parkinson ou miastenia;
  • Cirurgia no coração ou na garganta.

Uma outra causa também é a pessoa ser fumante ou consumir bebida alcoólica em excesso. Para que qualquer tratamento seja eficaz e funcione é essencial que a causa seja descoberta.

Como curar a rouquidão em casa?

  1. Beber bastante água

As cordas vocais precisam estar limpas e hidratadas, portanto beber bastante água ajudará e muito na cura para a rouquidão em casa.

  1. Evite alimentos e bebidas geladas ou que estejam muito quentes

As bebidas quentes ou muito geladas irritam a região da garganta, fazendo com que a rouquidão piore.

  1. Comer maçã com casca

A maçã com a casca possui propriedades adstringente, ou seja, ela limpa a boca, os dentes e a garganta. Além de também melhorar o funcionamento da articulação da mandíbula.

  1. Não fale muito alto ou muito baixo, evite falar

Quando você evita falar você não cansa a musculatura da garganta. Caso você insista em ficar falando, poderá acabar agravando o problema da rouquidão.

  1. Faça gargarejos de água morna e sal

Faça o gargarejo ao menos 1 vez por dia para retirar as impurezas da garganta.

  1. Repouse a voz

Como já foi dito anteriormente, se você continuar falando muito pode acabar piorando a rouquidão, então o mais indicado se fazer é evitar falar.

  1. Relaxe a região do pescoço

O relaxamento pode ser feito girando a cabeça lentamente em 360º.

Seguindo as recomendações espera-se que a rouquidão melhore ou desapareça por completo. O médico costuma recomendar o uso de remédios corticoides ou antibióticos quando são fundamentais e indicados para determinado caso.  Quando a causa é o mau uso da voz, uma terapia para a mesma pode ser indicada.

Lembrando que a consulta médica deve ser realizada quando a rouquidão permanecer por duas semanas ou mais, ou caso esteja acompanhada de sintomas como tosse com sangue e dificuldades respiratórias. Os bebês também devem receber atenção médica assim que a rouquidão surgir.

Isso porque a rouquidão constante pode ser uma doença grave que exige exames e o tratamento adequado, como nódulos nas cordas vocais e até mesmo câncer na laringe. A rouquidão constante também está associada ao hábito de fumar, beber ou viver em ambientes muito poluídos. Enquanto a rouquidão emocional ocorre em períodos de estresse e ansiedade.

Comente abaixo!

Comente abaixo!



Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp




VEJA ESSE CONTEÚDO ESCOLHIDO PARA VOCÊ: