Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp




Tapioca perfeita: Aprenda a receita

Nada melhor que acordar cedinho, fazer um café ótimo e pra acompanhar fazer uma deliciosa e saborosa tapioca, ou então quando você cansa e resolve sair mais da rotina de ficar repetindo aquela mesma comida de sempre, que você come todo dia e resolve fazer algo mais delicioso, inovador e saboroso, que geralmente substitui pão, lanches, salgados e até sobremesas, se você está passando por alguma situação assim ou parecida, já temos a solução para você, a tapioca, neste artigo ensinaremos fazer esta comida tão deliciosa de um jeito que não tem erro. Confira a seguir:

A tapioca é diluída em água até conseguir virar uma massa dura, que é preciso ser quebrada em pequenos blocos e logo depois ser passada em uma peneira de fubá, assim formando uma matéria-prima a tapioca.

Entre a tapioca salgada ou doce para a goma não tem muita diferença, mas você pode adicionar um pouco de sal na mistura, Tem pessoas que mistura, outras não, isso vai do seu gosto, porém o açúcar não é colocado geralmente junto com a goma pois acaba interferindo na textura, pois o amido quando fica no calor fica como uma gelatina e o açúcar caramelizado.

Sobre a espessura e o tamanho da tapioca, isso depende mais do seu gosto, mas alguns chefes fiz que o padrão fica em cerca de 15 cm de diâmetro. Quanto mais a massa fica fina, o risco da massa ficar ressecada também aumenta. Muitos chefes dizem que a quantidade certa por unidade é próximo de 80g de goma. A tapioca também pode ser feita em alguma panela de ferro que é específica para a chapa ou produto e também em uma frigideira teflon. Geralmente não é necessário que seja adicionado algo algum ao recipiente, pois a tapioca já é naturalmente antiaderente, mas quando feita em alguma frigideira que seja mais áspera do que o normal, um pouco de manteiga pode ajudar para que ela não acabe grudando.

Com o fogo estando médio, já é o suficiente você espalhar a massa pela chapa ou panela usando uma colher, assim espalhando até que forme um círculo, caso você queira que saia em um formato perfeita, pode usar aros de tapioca de inox ou então alumínio para que lhe ajude a fazer o formato do círculo.

No momento que você mexe a frigideira e a tapioca também se movimenta é um sinal que ela já está no ponto. Alguns chefes já especialistas falam que você pode até virá-la neste momento, porém não é obrigatório que você asse a tapioca dos dois lados. Quando ela estiver no ponto, é necessário que a tapioca esteja úmida, mas sem quebrar ou desmanchar.

Quando o recheio for colocado é preciso que ele seja adicionado quando a tapioca ainda esteja no fogo, normalmente ele é colocado em apenas um lado da goma. Ela pode ser servida de várias maneiras como dobrada em meia lua, aberta, ou então enrolada. Para que massa fique mais macia, você pode regá-la com uma manteiga de garrafa.

Comente abaixo!

Comente abaixo!



Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp




VEJA ESSE CONTEÚDO ESCOLHIDO PARA VOCÊ: