Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp




Como conservar alimentos na geladeira

Ninguém gosta de abrir a geladeira e escolher algum alimento que tenha comprado a algum tempo e descobrir que ele não pode mais ser utilizado porque se estragou. Não existe uma pessoa que não tenha passado por essa situação sem se lamentar de não ter preparado esse determinado alimentos antes para não perde-lo.

Seria perfeito se os alimentos tivessem uma vida útil mais longa, sem perder a qualidade, o sabor e suas propriedades. Mas, mesmo que a comida se estrague de forma rápida, é possível fazer com que sua vida útil se prolongue, e para isso, basta ter alguns cuidados que garantirão mais tempo para que você consiga aproveitar tudo o que comprou sem perder nenhum alimento.

Confira a seguir dicas que você pode seguir para manter seus alimentos sempre frescos dentro da geladeira:

Dicas para manter a conservação dos alimentos na geladeira

  1. Organize a geladeira

A geladeira deve estar sempre organizada. Para isso, você pode começar separando as frutas das verduras e ambas das carnes. Cada um deve ter seu próprio compartimento dentro da geladeira, para que se evite a contaminação e a deterioração.

Para auxiliar nessa organização, você pode separar cada grupo de alimentos em potes transparentes ou até mesmo organizadores, lembrando que a data de validade do alimento pode ser incluída nesse pode ou organizador com uma etiqueta.

  1. Mantenha a umidade da geladeira controlada

Evite que sua geladeira fique úmida. Para isso basta manter as gavetas sempre secas e conservar de uma forma mais adequada os alimentos naturais.

  1. Consumo e validade dos alimentos

Evite comer os alimentos que acabou de comprar, dê preferência aos alimentos que já estavam dentro da geladeira e deixe os novos para depois. O mesmo serve para a dispensa, onde os alimentos antigos devem ficar sempre à frente, pois devem ser consumidos logo.

  1. Os alimentos devem ser armazenados corretamente na geladeira

Evite guardar verduras diretamente na geladeira, principalmente se estiverem fora de um saco plástico ou vasilha. O gás proveniente da geladeira pode acabar fazendo com que essas verduras murchem.

Existem sacos plásticos específicos para armazenamento de alimentos, e para frutas e verduras não estragarem na geladeira, esse sacos são essenciais.

  1. Utilize potes de vidro

Os alimentos podem ser conservados já preparados ou prontos em potes de vidro, isso porque dos de plástico podem acabar sendo descartáveis por acumular manchas, gosto e odor aos alimentos que estiverem sendo conservados.

Uma boa dica para uma boa conservação desses alimentos é etiquetar esses potes de vidro com a data em que foi armazenado, evitando assim que o alimento se estrague e você nem perceba.

  1. Saladas e frutas

As saladas devem ser conservadas dentro da geladeira em recipientes com tampa ou recipientes com filme plástico. E com as verduras, é essencial colocar uma folha de papel toalha para absorver a umidade e evitar assim que elas se estraguem.

  1. Leite e derivados

Produtos como iogurte, queijos e leite devem ser armazenados na prateleira mais alta, onde a temperatura costuma ser mais baixa, o que é o ideal para manter esses alimentos conservados.

Comente abaixo!

Comente abaixo!



Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp




VEJA ESSE CONTEÚDO ESCOLHIDO PARA VOCÊ: