Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp




Saiba como tirar manchas de vinho

Quando se derruba vinho em uma toalha branca, principalmente quando essa toalha branca é sua favorita, ou quem sabe até quando um pequeno acidente acontece e o vinho acaba manchando sua melhor roupa, a questão que fica é: como remover a mancha?

Você não precisa se preocupar, pois a limpeza de uma mancha de vinho é muito mais simples do que você possa imaginar. Poucas pessoas sabem, mas existem diversos produtos que são utilizados em nosso dia a dia e que auxiliam muito na limpeza de manchas mais fortes como as de vinho, e o melhor de tudo: sem deixar nada para trás.

A praticidade da remoção pode até existir com esses produtos, mas é essencial agir de forma rápida e prática quando esse tipo de acidente acontece, e preferencialmente antes que o vinho seque na toalha, na roupa, onde quer que tenha derramado. Isso porque uma mancha seca significa muito mais trabalho para remoção, pois já terá sido absorvida pelo tecido.

Antes de qualquer coisa, não é necessário entrar em pânico ou se desesperar caso algum acidente do tipo venha a acontecer, pois você pode até não saber, mas o segredo de uma remoção completa de manchas de tecido está nos ingredientes que você tem dentro da sua casa.

Receitas caseiras para retirar mancha de vinho

  1. Leite

Antigamente não existia uma ampla variedade de produtos especializados para limpeza, e uma das formas mais práticas de se remover manchas de tecido era mergulhar a roupa manchada em uma vasilha com leite e em seguida, colocar para ferver. Esse processo é recomendado apenas para manchas claras e novas.

Existem ainda, pessoas que preferem limpar a mancha com uma mistura de vinagre branco com água morna, ou até mesmo passar gelo para evitar que a mancha seque no tecido.

  1. Sal e suco de limão

O sal e o suco de limão também pode ser utilizados na hora de remover uma mancha do tecido. Para utilizá-los é necessário aplicar os ingredientes sobre a marca e aguardar por uma hora até que a mancha suma por completo. Feito isso, basta lavar o tecido com água e sabão e se a roupa for branca, basta colocar no sol para secar, mas não esqueça de lavar bem as mãos para não causar manchas na pele.

Caso o resultado não seja o esperado em um tecido de cor clara, não é preciso se preocupar. Para resolver, basta derramar vinho branco em cima da mancha de vinho tinto e deixar agir por alguns minutos. Após isso, basta retirar o excesso de líquido com auxilio de um pano limpo ou de papel toalha.

Essa mistura neutraliza a mancha e auxilia bastante na hora da lavagem do tecido.

O que fazer com as manchas mais antigas?

Para salvar o tecido de uma mancha já antiga, você pode utilizar alvejantes sem cloro, pois são menos agressivos aos tecidos, principalmente aos tipos de tecido mais delicados. O alvejante sem cloro pode ser utilizado em peças brancas e coloridas sem medo.

Porém, é importante saber que cada tipo de vinho reage de forma diferente quando está em contato com tecido. Os vinhos menos encorpados de cor fraca são bem mais fáceis de se remover e com apenas uma lavagem com sabão já desaparecem. Mas, caso a mancha seja mais escura, o cloro deverá ser utilizado, e em último caso a água sanitária deverá entrar em ação.

Comente abaixo!

Comente abaixo!



Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp




VEJA ESSE CONTEÚDO ESCOLHIDO PARA VOCÊ: