Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp




7 Receitas para curar o reumatismo

O reumatismo é o nome dado as doenças das articulações, dos músculos, das cartilagens e dos tendões. O reumatismo engloba cerca de 200 diferentes doenças, sendo as mais conhecidas a artrite reumatoide, artrose, fibromialgia, gota e lúpus.

Os remédios preparados com plantas, com ação anti-inflamatória são uma excelente opção para aliviar as dores e o desconforto que o reumatismo costuma causar. Porém, as receitas caseiras não devem substituir o tratamento que apenas um médico responsável pode indicar.

Confira a seguir 7 receitas para curar o reumatismo:

Receitas para curar o reumatismo

  1. Chá de Urtiga

A urtiga é um excelente remédio caseiro para o reumatismo. Bastar toma-lo diariamente, pois ele atua nas glândulas supra-renais e nos rins, o que facilita a eliminação do ácido úrico que se relaciona diretamente com as doenças reumatológicas.

Ingredientes

 

  • 1 xícara de folhas de urtiga picadas
  • 1 xícara de água

 

Preparo

Coloque os ingredientes no fogo e deixe ferver por cerca de 5 minutos. Feito isso apague o fogo, tape, coe e beba a seguir diariamente.

 

  1. Cataplasma com mostarda-negra

O Cataplasma de mostarda-negra é um excelente remédio para o reumatismo.

 

Ingredientes

 

  • 110 g de sementes de mostarda-negra em pó
  • água morna

 

Preparo

Misture a mostarda em pó com água morna até que essa mistura se transforme em uma papa. Espalhe o cataplasma sobre uma gaze ou um pano limpo e deixe por 15 minutos sobre a região afetada pelo reumatismo. Após lavar com cuidado e aplicar um creme hidratante na região para evitar qualquer tipo de irritação na pele.

 

  1. Suco de beterraba com cenoura

Um excelente remédio caseiro para o reumatismo é o suco de cenoura com beterraba preparado com água de coco. Esse preparo ajuda na redução da concentração de ácido úrico no sangue, e é indicado principalmente no tratamento de gota, artrite e fibromialgia.

 

Ingredientes

 

  • 1/2 cenoura grande ou 1 pequena
  • 1/2 beterraba cozida
  • 1/2 pepino descascado e picado
  • 1 copo de água de coco

 

Preparo

Bata os ingredientes no liquidificador, coe e beba em seguida para não perder as propriedades que o suco possui.

 

  1. Suco de laranja com morango

Esse suco é excelente para o tratamento caseiro, além da laranja e dos morangos também podem ser inclusas as bananas. A laranja e os morangos são ricos em Vitamina C, que são excelentes aliados no fortalecimento dos vasos sanguíneos e as bananas são alcalinas, ou seja, reduzem a acidez sanguínea.

 

Ingredientes

 

  • 2 laranjas médias
  • ½ xícara (chá) de morangos
  • ½ banana
  • 100 ml de água

 

Preparo

Bata os ingredientes no liquidificador, acrescente açúcar à gosto e beba em seguida para aproveitar as propriedades medicinais oferecidas pelas frutas.

 

Para conseguir o preparo do suco o ano inteiro, basta congelar os morangos em sacos de congelação e mantê-los no freezer ou congelador, retirando apenas a quantidade necessária para o preparo de 1 copo de cada vez, evitando assim que os ingredientes se estraguem.

 

  1. Compressa de alecrim

A compressa se alecrim é uma excelente receita natural para o reumatismo. Basta realizar compressas de alecrim, pois elas ajudam a combater as dores e o incômodo que o reumatismo causa.

 

Ingredientes

 

  • 1 punhado de folhas de alecrim
  • 1 gaze

 

Preparo

Amasse as folhas de alecrim com ajuda de uma colher de pau e coloque as folhas esmagadas em cima da região dolorida. Envolva a região com uma gaze limpa e pressionando o alecrim sobre a pele.

 

O remédio deve atuar por uma hora e ser trocado em seguida. Esse processo pode se repetir ao menos 3 vezes ao dia por uma semana.

 

  1. Chá de salgueiro

O chá de salgueiro conta com flavonoides e taninos que são excelentes anti-inflamatórios e anti-reumáticos, ou seja, uma excelente forma de aliviar as dores do reumatismo.

Ingredientes

 

  • 1 colher (sopa) das cascas de salgueiro picadas
  • 1 xícara de água

 

Preparo

Coloque os ingredientes para ferver por cerca de 10 minutos. Feito isso deixe esfriar, coe e tome em seguida. Esse chá deve ser tomado até 3 vezes por dia.

 

  1. Chá de harpago

Um excelente tratamento natural para combate do reumatismo nos ossos, o chá de harpago é uma planta medicinal com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que ajudam diretamente no controle dos sintomas do reumatismo.

 

Ingredientes

  • 1 colher (chá) das raízes de harpago
  • ​1 xícara de água

Preparo

Coloque os ingredientes em uma panela e deixe ferver por cerca de 15 minutos em fogo baixo. Espere esfriar e o beba em seguida. O chá deve ser consumido diariamente, sendo 3 xícaras diárias durante o tratamento do reumatismo.

O chá de harpago auxilia o paciente a conviver de forma tranquila com o reumatismo, porém não é uma cura para a doença e por essa razão, o uso desse e dos demais chás citados aqui deve estar aliado às orientações médicas sobre o tratamento do reumatismo.

Comente abaixo!

Comente abaixo!



Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp




VEJA ESSE CONTEÚDO ESCOLHIDO PARA VOCÊ: