Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp




Procurando a sobremesa perfeita para o fim de semana? Por que não uma deliciosa cuca de frutas?

História

A cuca é uma receita de bolo inspirada em um prato tradicional da cozinha alemã, tendo chegado ao Brasil durante as ondas de imigrações europeias para a região sul, onde rapidamente se tornou uma sobremesa extremamente reconhecida e valorizada nos lares das famílias tradicionais. A cuca é mais uma comprovação de como as sucessivas imigrações e miscigenações culturais ocorridas no nosso país são a peça-chave da nossa culinária tão rica, próspera e, ao mesmo tempo, com fortes raízes tradicionais! Vamos aprender mais sobre este doce tão gostoso?

Resumidamente, a cuca é uma massa coberta por uma farofa crocante feita com manteiga; a peça principal desta receita. Nesta farofa, farinha, manteiga e açúcar são misturados com pedaços das frutas de sua preferência, embora a tradicional leve apenas raspas de limão. Este “bolo-pão” até pode ser parte do cardápio cotidiano nos dias atuais, mas logo após a sua chegada era preparada apenas em ocasiões especiais, como Páscoa, Natal e Carnaval, visto que farinha e açúcar eram ingredientes extremamente caros na época e só podiam ser consumidos por famílias de maior renda.

Com o tempo, a receita se difundiu na região sul e em seguida por todo país, tornando a cuca um verdadeiro símbolo da qualidade e do sabor das sobremesas brasileiras, sendo também parte da identidade cultural dos descendentes das famílias alemãs acolhidas pelo nosso país. Nos dias de hoje, a cuca passou por um processo de modernização e popularização, onde seus ingredientes principais se tornaram ainda mais baratos e puderam ser consumidos em larga escala, gerando uma série de variações da receita que, apesar de irritarem os puristas e tradicionais defensores da cuca alemã, tem conquistado adeptos em todas as regiões, especialmente devido sua capacidade de se adaptar as condições e ao paladar de cada estado ao permitir a incorporação de quase todas as frutas em sua composição.

Separe suas frutas, os ingredientes básicos e mão na massa! A cuca é agradável para todos os sabores e é extremamente simples de ser feita, sendo um resultado prazeroso tanto para uma doceira iniciante quanto uma experiente!

Dicas

  • Como já falado, a Cuca é uma receita extremamente versátil e você pode prepará-la com praticamente qualquer fruta de qualidade que possua em sua região, facilitando ainda mais o seu preparo e tornando-a a escolha número um de muitas famílias brasileiras para uma bela sobremesa de domingo.
  • Está com a casa cheia de frutas diferentes e não sabe o que preparar com elas e não está com tempo de preparar uma cuca? Congele-as! A receita vai continuar extremamente saborosa com essas frutas congeladas visto que parte do modo de preparo envolve batê-las com os outros ingredientes! Viu? Até mesmo com as sobras você consegue preparar uma sobremesa de altíssima qualidade!
  • Para deixar a cobertura com a crocância clássica de uma cuca, lembre-se sempre de equilibrar muito bem a quantidade de manteiga e farinha utilizados. Caso erre na mão, não tem problema: basta complementar com o outro ingrediente até que a consistência e sabor da cuca alcancem o desejado.

Comente abaixo!

Comente abaixo!



Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp




VEJA ESSE CONTEÚDO ESCOLHIDO PARA VOCÊ: