Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp




Aprenda sobre o famoso Barreado paranaense!

História

Quando se fala em comidas típicas do Paraná, é impossível não pensar no tradicional e famoso barreado: uma receita de mais de dois séculos que continua a atrair turistas e conquistar o paladar de todos que provam este prato tão conhecido da região sul do país.

Basicamente o barreado é um cozido de peito de boi, preparado em fogo muito baixo e sem acrescentar água. Os primeiros barreados possuíam um método de preparo muito único: as carnes eram feitas dentro de uma grande panela de barro, vedada com alguma massa (como farinha) que era enterrada e cozinhava com o próprio calor de uma fogueira acendida acima: o resultado desse processo é uma carne tão cozida e quente que desfia facilmente, tornando a aparência próxima a de um pirão clássico.

A receita tem suas origens com a chegada dos portugueses no litoral do Paraná onde a cidade histórica de Morretes se tornou um dos principais centros desta receita. Inicialmente, esse prato era consumido durante os “mutirões”, onde a população se reunia para todos preparem e ajudarem na refeição coletiva: devido ao seu preparo, o prato é fácil de ser requentado e bastava a adição de farinha para formar uma refeição ideal. A difusão da receita também ocorreu durante o “Entrudo”, como eram conhecidas as festas de Carnaval. Era um prato simples, muito saboroso e capaz de fornecer muita energia aos foliões. Excelente dica para o Carnaval, hein?

O prato era importante também para o papel das mulheres nas festividades, visto que elas podiam deixar a receita preparada anteriormente (onde só seria necessário esquentá-la), ficando livres para curtir o carnaval junto dos homens. A partir dessa popularização do prato, o barreado passou a ser também um prato de alimentação dos caboclos, devido ao seu custo baixíssimo, e também dos tropeiros que passavam pela região, difundindo ainda mais a receita pelo país.

O tempo de preparo do barreado clássico é alto (até 24 horas), mas ele é uma forma excelente de conquistar suas visitas e mostrar um pouco da cultura do Paraná. Ele é um prato que deve ser saboreado aos poucos e combina muito bem com um bom vinho nacional!

Dicas

  • Uma das principais características do barreado é que, quando bem preparado, ele pode ser requentado quantas vezes forem necessárias, sem você precisar se preocupar com a qualidade do prato! O seu sabor e textura se mantém, então não precisa ter medo de caprichar no panelão, hein?
  • Não deixe de ousar! Que tal modernizar um pouco este clássico e adicionar bacon na receita? Basta forrar o fundo da panela com bacon e cozinhar a carne normalmente, aumentando ainda mais o seu sabor!
  • Sirva o seu barreado com banana e farinha. Além de fazer jus ao barreado de dois séculos atrás, também é uma excelente mistura para realçar o sabor e aumentar ainda mais a nutritividade e energia do prato.
  • Caso não queira investir tanto tempo no barreado tradicional, você pode realizá-lo na panela de pressão e cobrindo todo o conteúdo de água. Dessa forma o preparo passa para menos de 4 horas!

Comente abaixo!

Comente abaixo!



Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp




VEJA ESSE CONTEÚDO ESCOLHIDO PARA VOCÊ: